Pesquisar este blog

quinta-feira, setembro 01, 2011

Felicidade número 34 - 11 JF Sabor


11º JF Sabor começa hoje com 73 iguarias elaboradas.


Filet Romeu e Julieta - Assunta
Filet Romeu e Julieta - Assunta










"Muito além de saciar apetites, a gastronomia abre-se como uma especialidade capaz de promover uma experiência completa. Essa é a tônica da 11ª edição do JF Sabor, que começa hoje e tem como tema "O prazer dos sentidos". Os 52 restaurantes e bares participantes prometem envolver não só o paladar dos clientes, mas também a visão, o tato, o olfato e até a audição. Até 16 de outubro, quando o evento chega ao fim, esses estabelecimentos oferecerão 48 pratos e 25 sobremesas, criados a partir dessa proposta em comum. Além de Juiz de Fora, casas de Ibitipoca, Piacatuba e Coronel Pacheco também participam do evento.
"Os chefs entenderam bem nossa proposta e souberam criar pratos inovadores, que remetem à memória gustativa e também aos outros sentidos", diz o diretor-executivo da seção regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel JF), Marcos Henrique Miranda, revelando a expectativa de 30% de incremento no movimento dos restaurantes participantes.
Participando pela primeira vez, o chef Gabriel Gomes Bastos, proprietário do restaurante Savoir-Faire, acredita que o festival seja um incentivo à criatividade dos profissionais do ramo. "O tema é bastante instigante e também incentiva o cliente a provar sabores diferentes", opina Gabriel, que apresenta um prato em que os cinco sentidos aparecem simbolizados por igual número de elementos chave: filé de pescado, molho de açaí e purês de batata-doce, mandioca e baroa.
"A gastronomia é capaz de exercitar todos os sentidos. Só pelo toque do talher é possível sentir a textura de uma carne, por exemplo", resume o proprietário do Bar Pró-Copão, Sérgio de Almeida Alves. Participante do "JF Sabor" desde a primeira edição, em 2011, ele apresenta um filé tornedor recheado com queijo padrão e especiarias, acompanhado de arroz de tomate seco e batata cabelo de anjo. O empresário comemora a longevidade do evento, que ultrapassou uma década de existência. Segundo ele, modelos semelhantes criados em cidades como Belo Horizonte e São Paulo não passaram de quatro edições. "É um festival difícil e caro, mas nós chegamos ao 11º ano. Isso é algo inédito", afirma.
Palestras e cursos
Além do tema, Marcos Henrique Miranda, da Abrasel, destaca outra novidade desta edição. Tradicionalmente utilizada apenas durante a manhã de degustações, a Praça Antônio Carlos terá sua ocupação estendida para quatro dias no JF Sabor na Praça. Além de cenário para a venda de porções dos pratos participantes no dia 24 de setembro, o local sediará uma programação de palestras e mini-cursos com chefs e especialistas em determinados segmentos da gastronomia.
As atividades acontecem nos dias 21, 22 e 23 e serão abertas ao público em geral, sendo realizadas no interior da Unidade Senac Móvel de Turismo e Hospitalidade. Serão abordados temas como decoração de frutas e legumes, culinária diet e light, coquetéis e bebidas típicas, caldos e cremes, alimentação alternativa, panquecas e molhos rápidos para carnes. Os interessados devem se inscrever a partir da próxima semana no site da Abrasel (www.abraseljf.com.br

Incentivo à inovação

"Mais do que o aumento das vendas em si, percebo um aumento no interesse pela gastronomia de modo geral", comenta José Maurício Lemos, dono do Til Cozinha Contemporânea, que apresenta um robalo com molho de limão siciliano e tagliatelle de pupunha, batizado como "Brisa do mar". Conforme o empresário, a movimentação criada pelo festival reflete-se não apenas nos pratos participantes, mas também em outras opções do cardápio de cada estabelecimento. José Maurício destaca ainda o impacto em outras especialidades do setor, como os fornecedores. "Há um reflexo positivo em toda a cadeia relacionada à alimentação."
Proprietário do Brasador Steakhouse, Juliano Botti acredita que o JF Sabor é um momento propício para experimentar pratos que podem ser incorporados definitivamente ao cardápio. "É um termômetro decisivo", resume. Nos seis anos em que integra a lista de participantes, o empresário constata a melhora gradual na organização do festival e também a consolidação do evento com o público de Juiz de Fora. Neste ano, a aposta é em um prato que concilia o tema proposto à identidade do restaurante. Trata-se do "Meat loaf", um bolo de carne, grelhado e assado, com recheio de azeitonas pretas, queijo e ervas finas. Tradicional entre as famílias norte-americanas, a receita recebe o incremento de arroz cremoso, "sweet salad" e crocante de parmesão.
Quem degustar os pratos do JF Sabor ainda receberá um cupom para concorrer a prêmios, sorteados pela Abrasel JF. O primeiro lugar receberá um tablet. O segundo e o terceiro colocados ficarão, respectivamente, com um aparelho de celular Sansung Galax e um final de semana com acompanhante no Hotel Serra de Ibitipoca."


Matéria do site Tribuna de Minas

Nenhum comentário: