Pesquisar este blog

quinta-feira, julho 21, 2011

Felicidade número 25 - Pixinguinha

Ontem fui ao Cine Teatro Central de Juiz de Fora, assistir a apresentação do Quinteto Vila-Lobos e no repertório havia algumas músicas do nosso querido flautista Pixinguinha. Para quem não conhece, Alfredo da Rocha Viana Filho, conhecido como Pixinguinha, nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de abril de 1897 — Rio de Janeiro, e faleceu em 17 de fevereiro de1973, ele foi um flautistasaxofonistacompositor e arranjador brasileiro. Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.


Entre as apresentações eles, os músicos, contaram que Pixinguinha viveu um amor intenso por sua esposa Betí. Quando Betí ficou seriamente doente e foi internada no hospital. O coração de Pixinguinha, já fraco, não agüentou. Sofreu um enfarte, e foi parar no mesmo hospital que a esposa estava internada. Como o estado de Betí era mais grave do que o de Pixinguinha, pai e filho combinaram que todos os dias, no horário de visita, o compositor vestiria seu terno, seu chapéu, e levaria um buquê de flores para a esposa, que, alguns dias depois, mais precisamente em 07 de junho de 1972, aos 73 anos, morreu, sem saber do estado do marido.
Depois da morte de Betí, Alfredo Neto, seu filho, foi morar com sua esposa na casa do pai, para lhe fazer companhia. Em 17 de fevereiro de 1973, Pixinguinha teve outro enfarte, durante um batizado no qual seria padrinho. Apesar de ter sido socorrido às pressas, Pixinguinha morreu ali mesmo, dentro da igreja, aos 74 anos.

A história de Pixinguinha que amou profundamente sensibiliza nos e nos faz refletir que devemos sempre estar atentos do quanto de amor estamos nutrindo àqueles que amamos!


A música Carinhoso, composta por Pixinguinha revela uma parte do amor que ele carregou no peito e que pode gentilmente compartilhar conosco traduzindo não só em palavras mas na belíssima sonoridade desse choro.


Segue a música e minha admiração a esse artista que nos encantou e encanta até hoje! Essa música tive a oportunidade inesquecível de cantar no Coral do Conservatório Estadual Haidée França Americano. Obrigada por essa felicidade!



Carinhoso

Pixinguinha

Composição: Pixinguinha/ Joao de Barro
Meu coração, não sei por quê
Bate feliz quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo,
Mas mesmo assim foges de mim.
Ah se tu soubesses
Como sou tão carinhoso
E o muito, muito que te quero.
E como é sincero o meu amor,
Eu sei que tu não fugirias mais de mim.
Vem, vem, vem, vem,
Vem sentir o calor dos lábios meus
À procura dos teus.
Vem matar essa paixão
Que me devora o coração
E só assim então serei feliz,
Bem feliz.
Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso
E o muito, muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim
Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus
Vem matar essa paixão que me devora o coração
E só assim então serei feliz
Bem feliz



Karla Tortureli









Nenhum comentário: